Esclarecimento aos empregados do hospital UNIMED João Pessoa – Convocação para Assembleia Geral

Diante dos impasses entre a direção da UNIMED e a direção SINDESEP-PB para finalizar o acordo coletivo de trabalho em 2022, a diretoria do SINDESEP-PB vem esclarecer os fatos ocorridos.

16/03/2022 08h00 1304

Foto: Divulgação

Diante dos impasses entre a direção da UNIMED – João Pessoa e a direção do sindicato – SINDESEP-PB para finalizar o acordo coletivo de trabalho em 2022, a diretoria do SINDESEP-PB vem esclarecer o que segue:

01 – O atraso na finalização das negociações sobre os direitos dos empregados é exclusivamente da direção da UNIMED – João Pessoa, pois desde o início das negociações nosso sindicato informou que aceita manter todas as cláusulas do acordo anterior e reajustar a remuneração dos empregados aplicando a inflação do período, ou seja, aplicando o INPC do IBGE, mas a empresa se recusa a assinar essa proposta, protelou e continua protelando injustificadamente a assinatura do acordo;

02 – A empresa apresentou uma contraproposta concedendo um reajuste salarial menor que a inflação, implicando em perdas salariais para os empregados, e sem efeito retroativo total, retirando o direito ao plano de saúde gratuito para os novos empregados, reduzindo o adicional de insalubridade, criando condições para eliminar o adicional de quinquênio de quem já o tem incorporado ao salário, além de outras alterações nos direitos anteriores dos empregados. O SINDESEP-PB rejeitou uma parte dessa contraproposta pois, além de reduzir os direitos atuais, implica em ameaças para novas reduções futuras.

03 – Na última tentativa de negociação, realizada pelo presidente do sindicato e a representante do RH da empresa, a representante da empresa informou que as negociações estão voltando à estaca zero, logo entendemos que a empresa está retirando sua contraproposta e assim estamos voltando a pedir a manutenção de todas as cláusulas do acordo anterior e o reajuste salarial pela aplicação do INPC do IBGE no período que é de 16,16% (dezesseis vírgulas dezesseis por cento), com efeito retroativo de 5,45% a partir de janeiro de 2020 e 10,16% a partir de janeiro de 2021, de forma cumulativa.

04 – QUE FAZER?

Diante da situação posta, resta convocarmos os empregados da UNIMED – João Pessoa para uma assembleia geral e deliberarmos um dia de paralisação geral dos serviços como advertência para à direção da empresa respeitar nossos direitos adquiridos e reajustar os salários pela inflação do período como entendemos ser de direito dos empregados. Esta paralisação será organizada e encaminhada conforme o direito do trabalho e a lei de greve.

Neste momento queremos que os empregados encaminhem ao sindicato a sugestão de dia para realização da assembleia e, também sugestão para o dia da paralização de advertência. As sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail sindesep@gmail.com. Aguardamos as manifestações dos colegas.

João Pessoa, em 16 de março de 2022

16/03/2022 08h00 1304