Comunicado aos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde na Paraíba

A diretoria do SINDESEP-PB participou de reunião com o juiz encarregado das negociações sobre a aplicação do piso da enfermagem.

09/08/2023 08h13 273

Foto: Luke Southern/Unsplash

A diretoria do SINDESEP-PB, acompanhada da assessoria jurídica do sindicato, participou de reunião com o Dr. Adriano, juiz encarregado das negociações pré-processuais (CEJUSC) tratando das negociações sobre a aplicação do piso para técnicos e auxiliares de enfermagens e também para parteiras.

O sindicato dos empregados – SINDESEP-PB, expôs as dificuldades para finalizar negociações, uma vez que o sindicato dos empregadores está sem diretoria. A acefalia do sindicato patronal é o maior entrave ao prosseguimento das negociações e somente os empregadores podem resolver esta questão.

A diretoria do SINDESEP-PB deixou claro que não aceita participar de negociações sob ameaças de demissão em massa ou de reduções de direito dos empregados em função do pagamento do piso salarial. Este tipo de pressão será sempre rechaçado pela categoria profissional.

Também ficou claro que o SINDESEP-PB não se recusa a negociar, ou seja, há espaços para negociação, mas o entendimento deve partir da regra de compensações de forma que o empregado que tem direito ao piso salarial não venha a perde-lo por outras vias. Cabe aos empregadores apresentarem suas propostas neste sentido.

O próximo passo será a tentativa de convocar a federação dos estabelecimentos de saúde para substituir o sindicato patronal que está acéfalo e assumir as negociações coletivas. Vamos tentar encontrar uma solução. Caso não haja solução negociada, o sindicato tomará as providencias administrativas e judiciais cabíveis para assegurar o pagamento do piso aos técnicos, auxiliares e parteiras, além de continuar lutando pelas melhorias de salários e condições de trabalho de todos os seus representados.

A luta continua.

Em 08 de agosto de 2023.