contato@sindesep.org.br(83) 3221-5350

Paraíba recebe 20 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus

Distribuição dos testes foi iniciada e a previsão é de que eles comecem a ser aplicados na população a partir da próxima sexta-feira (24).

23/04/2020 09h18 841

Foto: SES/Divulgação

A Paraíba recebeu 20 mil testes rápidos para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no final da tarde desta quarta-feira (22). O material foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que começou a distribuição deles em unidades de saúde do estado.

Conforme a secretaria executiva da saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, os testes podem indicar se pessoa está infectada ou se está recuperada da infecção.

Os testes serão aplicados em pessoas com quadro de síndrome gripal como febre e dor de garganta. A prioridade será dada para pacientes que apresentem sintomas da Covid-19 por pelo menos sete dias seguidos.

“Iniciamos a distribuição por todo o estado, privilegiando as portas abertas dos serviços de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais da rede que estão cuidando de pessoas com sintomas gripais”, explicou Daniel Beltrami, que é secretário executivo de gestão de rede de unidades de saúde do estadual.

Ao todo, 310 mil testes rápidos foram comprados pela SES, que emitirá uma nota técnica para os serviços de saúde com esclarecimentos sobre o uso deles.

Fonte: G1

23/04/2020 09h18 841