contato@sindesep.org.br(83) 3221-5350

Vacinação contra Covid-19 em hospital na PB é suspensa por suspeita de irregularidades

Secretaria de Saúde recolheu doses que ainda não haviam sido aplicadas e imunização deve ser retomada após o fim da investigação.

25/01/2021 09h03 382

Foto: Pedro Alves/G1

A vacinação contra a Covid-19 foi suspensa no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, devido à suspeita de irregularidade na aplicação das doses. A decisão foi anunciada pelo secretário municipal de saúde, Fábio Rocha, nesta sexta-feira (22).

Ao todo, 670 doses do imunizante foram aplicadas na unidade hospitalar até a manhã desta sexta. A Secretaria Municipal de Saúde recolheu as doses que ainda não haviam sido aplicadas.

Ao G1, o secretário disse que foi questionado pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal sobre publicações feitas em redes sociais de pessoas que não fazem parte do grupo prioritário da vacinação e foram imunizadas. Entre elas, colaboradores do setor administrativo que não trabalham no prédio da unidade hospitalar.

Em nota, o hospital informou que cumpriu o as diretrizes do plano municipal de vacinação contra a Covid-19 ao imunizar os funcionários. “De acordo com o plano estabelecido pela PMJP, serão considerados Trabalhadores de Saúde aqueles que: “atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância a saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais”, alega o texto.

A unidade disse, ainda, que é uma das referências no tratamento à Covid-19 em João Pessoa, recebe pacientes com a doença, e por isso todos os funcionários são expostos.

Fábio disse que a Secretaria Municipal de Saúde vai analisar os dados das pessoas que foram vacinadas para comprovar que elas estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Para isso, a unidade deve fornecer os nomes e os números do CPF e do cartão do SUS dos vacinados.

Ainda nesta sexta, o secretário deve participar de uma reunião com o Ministério Público da Paraíba para discutir com a apuração das supostas irregularidades devem prosseguir.

Os dados sobre a vacinação em João Pessoa passaram a ser disponibilizados no portal da transparência do município.

Fonte: G1

25/01/2021 09h03 382