contato@sindesep.org.br(83) 3221-5350

Reações adversas leves são normais após vacinação contra Covid, explica médico

"Reações são comprovadamente leves e os estudos apontam que 98% das pessoas já estão livre em três dias", diz médico.

10/05/2021 13h00 343

Foto: Divulgação/CMJP

Muitas pessoas relatam casos de reações adversas leves após a primeira dose de vacina contra Covid, como febre, dor de cabeça, calafrio, fadiga e dor no local onde foi aplicada o imunizante. No entanto, esses incômodos são comuns e não devem ser obstáculo para a imunização.

De acordo com o médico Felipe Proenço, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integrante do Comitê Covid João Pessoa, essas reações após a imunização são comuns e acontecem porque as vacinas acionam o sistema imunológico.

“As reações são comprovadamente leves e os estudos apontam que 98% das pessoas já estão livre em três dias, por isso não é preciso procurar o hospital. A orientação é que, em caso de dor de cabeça ou febre, usem os medicamentos disponíveis em casa”, explicou o doutor Felipe Proenço.

No entanto, ele disse que é necessário observar os sintomas. “É preciso ficar atento e caso esses sintomas sejam persistentes, como febre e dor de cabeça que não aliviam com a medicação, dormência nas pernas e braços, aí é preciso procurar o médico”, ressaltou.

Fonte: Portal Correio

10/05/2021 13h00 343