Ministério da Saúde autoriza dose de reforço contra covid-19 para adultos a partir de 18 anos

O intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço contra a covid-19 foi reduzido de seis para cinco meses.

16/11/2021 16h01 510

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 16, que a próxima etapa de imunização contra a covid-19 será a expansão da dose de reforço para toda a população adulta a partir de 18 anos. Anteriormente, a dose extra era autorizada para pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

“Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, afirmou Marcelo Queiroga. Também foi autorizada a redução do intervalo para a aplicação da terceira dose contra a covid-19. O tempo para aplicação foi reduzido em um mês: De seis meses, para cinco. O ministro também relatou que não será divulgado um calendário de vacinação de acordo com a faixa etária. “Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, completa o ministro.

Além disto, Marcelo Queiroga aconselha que a população tome uma vacina diferente da vacina utilizada nas doses anteriores do esquema vacinal. “É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”, assegura Marcelo.

Fonte: R7

16/11/2021 16h01 510