contato@sindesep.org.br(83) 3221-5350

Coronavírus: PB tem um caso confirmado, 114 em investigação e 40 descartados

O boletim mais recente da Secretaria de Saúde da Paraíba informou que na Paraíba existem 114 casos suspeitos de infecção por Coronavírus e um confirmado.

20/03/2020 11h15 718

O boletim mais recente da Secretaria de Saúde da Paraíba informou que na Paraíba existem 114 casos suspeitos de infecção por Coronavírus. 40 casos já foram descartados e um confirmado.

A secretaria informou ainda que o sistema de Informação do Ministério da Saúde está em manutenção e por isso não é possível disponibilizar detalhes das notificações como, por exemplo, as cidades dos casos notificados. A atualização é referente ao resultado de 24 exames avaliados pelo Instituto Evandro Chagas, referência para a realização do exame em todo Norte e Nordeste.

Primeiro caso confirmado

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu, na tarde desta quarta-feira (18) o exame que confirma o primeiro caso de COVID-19 no estado. Trata-se de um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa, com histórico de viagem para Europa, retornando ao Brasil no dia 29/02.

O paciente foi atendido pela rede privada, esteve em isolamento domiciliar e já está fora do período de contaminação da doença.  Já o caso de uma mulher de 39 anos, que faleceu na madrugada de quarta-feira (18), no Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE), em João Pessoa, a Secretaria de Saúde informa que a paciente foi notificada como um dos casos suspeitos até o momento de COVID-19.

O material para teste foi colhido e no momento a SES aguarda o resultado dos exames. A paciente apresentava comorbidades, ou seja, presença de mais de uma ou de várias doenças na mesma pessoa. Até o momento, a Paraíba realizou a notificação e coleta de 96 casos, sendo 1 confirmado, 16 descartados e 80 aguardam resultado da análise dos exames pelo Instituto Evandro Chagas,  em Belém-PA, referência regional. Todos os exames são realizados seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Portal Paraíba

20/03/2020 11h15 718